Em Parintins, agricultores familiares devem receber 14 mil mudas de açaí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou nessa segunda-feira (30), em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), a distribuição 2,5 mil mudas de açaí para produtores rurais do município. A ação irá beneficiar produtores de diversas comunidades da região. O objetivo é entregar, até março deste ano, 14 mil mudas.

As mudas foram produzidas no viveiro do Idam em Parintins e, segundo o gerente da unidade local no município, as entregas continuarão até março, beneficiando os produtores das comunidades de São Tomé do Mocambo, Marajó do Uaicurapa, São Sebastião do Quebra, entre outras.

“As entregas estão acontecendo desde novembro, com uma previsão de entregar um total de 14 mil mudas. Queremos terminar as entregas ainda em março para que possamos dar início ao plantio ainda durante o inverno amazônico” explicou o gerente da unidade local em Parintins, Rickson da Cruz Valente.

Entre os agricultores beneficiados está Marilúcia da Silva Souza, com propriedade na comunidade Sagrado Coração de Jesus. Para eles, esta é uma ação de imensa importância.

“Já trabalhamos com alguns frutos, mas este é um produto diferenciado que vamos introduzir na nossa plantação, vai ser um complemento muito importante. É um papel louvável o que o Idam está realizando. O benefício está também no reflorestamento, porque em vez de só desmatar para o cultivo nós também estamos plantando árvores nativas”, concluiu ela.

Açaí

Neste setor predomina o extrativismo, mas se observa um aumento significativo das áreas cultivadas, devido ao fácil acesso aos diferentes mercados consumidores, bem como sua importância para a segurança alimentar e nutricional.

O cultivo de açaí é praticado por mais de 4 mil agricultores familiares e produtores rurais, com registros de alguns cultivos empresariais em alguns municípios que tem se intensificado nos últimos anos, geralmente, para autoabastecimento de agroindústrias de polpas.

Atualmente, Codajás se mantém o município que mais contribui para o cultivo de açaí, mas ações de distribuição de mudas e capacitação do Idam ajudam a difundir a atividade, que contribui para o desenvolvimento sustentável da agricultura no estado. Em Parintins, o cultivo de açaí teve uma safra de 750 mil kg no ano de 2021.

 

 

 

 

Informação Assessoria 

Foto: Divulgação 

Artigos Relacionados

Publicidade

spot_img
spot_img

Continue Conectado

80FãsCurtir
467SeguidoresSeguir
476SeguidoresSeguir

Últimas Notícias